Festival de Benidorm será em janeiro

Festival de Benidorm será em janeiro

Festival será realizado uma semana antes do tradicional Sanremo, no final de janeiro, e elegerá o primeiro finalista do Eurovision de 2023

A região de Valência, na Espanha, vai fazer a sua grande festa – já adotada pelos eurofãs. O Festival de Benidorm será realizado em janeiro, com novidades: gala de abertura, novos jurados e shows.

A gala de abertura será em 29 de janeiro, e as 16 canções semifinalistas serão conhecidas em 28 de novembro, apresentadas por Monica Narranjo. Também não alteraram a contestado formato de 50% da eleição se dar pelo júri, 25% pela avaliação demoscópica e 25% pelo televoto. O festival ganhou uma vila onde serão realizadas atrações musicais, inspirada na vila do Eurovision, além de uma calçada da fama com as estrelas de seus campeões.

Entre os jurados, teremos Nacho Cano (do lendário trio espanhol Mecano) como presidente do júri. O outro membro já revelado é Christher Bjorkmann, responsável por diversas edições do Eurovision e também da expansão do show. Bjorkmann também já foi representante da Suécia no festival, nos anos 90. O júri ganhou oficialmente o direito de eleger o campeão, em caso de empate geral.

O grande campeão (ou campeã) sucederá Chanel Terrero como representante espanhol. Ela foi eleita após sua vitória, em janeiro, com SloMo. Parte do público não gostou e contestou (devido a alta votação ao grupo Tanxugueiras), mas ela conseguiu fazer sua virada e chegar ao terceiro lugar em Turim.

Chanel Terrero em Turim
A cantora Chanel Terrero. Imagem: EBU

 

Festival de Benidorm já elegeu representantes no passado?

Tanto no Eurovision como no antigo Festival da OTI (1972-2000), não houve uma seleção direta do festival para os festivais. O Festival de Benidorm indicou sobre como a Espanha seria futuramente representada: Raphael e Julio Iglesias foram dois nomes campeões contemplados.

Enquanto os trabalhos seguem, a RTVE também se prepara sobre a realização do festival sucessor da OTI, a ser lançado brevemente. A emissora emitiu uma nota informando que foi produtiva a reunião com a cúpula da EBU.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: